03 setembro 2012

Vacanze - giorno cinque...


O passeio nocturno por Orvieto no dia anterior, deixou-nos com muita vontade de conhecer melhor  a cidade à luz do dia.



Iniciámos o nosso percurso na zona oeste, a região medieval, percorrendo ruas e ruas de história e dando particular atenção ao admirável Duomo, símbolo de arquitectura romanico-gótica,  efectuamos ainda o ritual de descida e “purificação” no Pozzo de San Patrizio. Semelhante a uma Torre de Babel invertida, para muitos este é um local que provoca vertigens e arrepios. Estas sensações terão inspirado a designação do mesmo, associada às lendas medievais sobre o Purgatório de São Patrício na Irlanda, segundo as quais essa gruta da Station Island teria sido identificada como entrada para o inferno.



Após um cuidado passeio por esta curiosa cidade que há muito queria conhecer, dirigimo-nos a outro singular paese - Civita di Bagnoregio , “la città che muore” (“a cidade que morre”) – que remonta ao período pré-etrusco. Passando igualmente pela Abbazia dei SS. Severo e Martirio, para um rápido passeio.
A ideia era mesmo chegar à Civita di Bagnoregio, que poucos conhecem e quase não se encontra assinalada em mapas e guias, mas felizmente a Dona Selita deu-nos a indicação de tão singular local...Mas pelo calor que se fazia sentir aquela hora do dia, decidimos apreciar este local único à distância, não cumprindo a viagem no tempo que uma visita a esta terra nos proporciona.
Esta recebeu a denominação de “la città che muore” pelo escritor local Bonaventura Tecchi, pelo facto de a parte mais antiga e os muros que circundam o local, sofrerem com  a intensa actividade erosiva, o que diminui  a altura e a largura da mesma.



E porque o objectivo era chegar nesse mesmo a dia a outra das terras da Etrúria, Pitigliano, continuámos a nossa viagem. Esta localidade não era novidade para mim, mas pela sua particularidade, assim como os seu arredores, achei que seria interessante colocá-la no nosso itinerário. E como quem visita Pitigliano, quase que obrigatoriamente tem de visitar as cascatas de Saturnia, finalizámos o nosso dia em águas quentes e ricas em enxofre, para retemperar forças.



Todas as fotos de filipe's glance.

Sem comentários:

Enviar um comentário